Mutirão realizado pela Prefeitura de Alto Araguaia facilita acesso da população à exames oftalmológicos

Por Réulliner Rodrigues | Assecom AIA

Ao facilitar o acesso a consultas e exames oftalmológicos à população de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá), a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), por meio da Justiça Comunitária, realiza mais um mutirão de oftalmologia. A ação que teve início nesta terça-feira (24) irá atender 500 pacientes já agendados via Central de Regulação, conforme lista de espera e prioridade médica.

A parceria com a Justiça Comunitária possibilita a realização de exames através de carreta composta por consultório móvel e equipamentos. Por dia, serão 100 atendimentos. Conforme o prefeito Gustavo Melo, após avaliação médica, o paciente que necessitar de uso de óculos ou de procedimento cirúrgico, receberá através da Prefeitura.

“A saúde dos olhos tem recebido atenção especial em nossa gestão. Estamos garantindo o exame, os óculos e a cirurgia àqueles que precisarem. Com este mutirão, além de reduzir a fila de espera, prevenir complicações, estamos levando mais saúde e qualidade de vida à nossa população”, destaca o prefeito Gustavo Melo ao agradecer os parceiros e servidores.

O secretário de Saúde, Cleomar Vilela, pontuou que a parceria está na quarta edição e possibilitou atender mais de 1,2 mil pessoas. Para ele, o mutirão é uma forma resolutiva. “Com a realização dos exames aqui no município, geramos mais conforto para os pacientes e conseguimos ter uma atuação mais ampla, atendendo um grande número de pessoas. O prefeito Gustavo tem este olhar com a saúde e não mede esforços para promover parcerias em prol da comunidade”, disse.

O mutirão é realizado no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), no Bairro Nossa Senhora Aparecida. A solenidade de encerramento está prevista para esta sexta-feira (27). Na ocasião, o juiz coordenador da Justiça Comunitária no Estado, José Antônio Bezerra Filho estará presente.

CENTRAL DE REGULAÇÃO - Em alerta, a Secretaria Municipal de Saúde reforça à população para que mantenham os dados cadastrais atualizados, como endereço e, principalmente, telefone para contato. De acordo com a pasta, mais de 150 pessoas não foram convocadas para os exames pois não obtiveram êxito no contato.

“Conforme a ordem de lista de espera, nossa equipe entrou em contato, porém muitos pacientes trocaram de número de telefone ou não atenderam a ligação. É importante que informe a Regulação sobre a mudança de contato ou endereço e mantenham estas informações atualizadas”, frisa o secretário de Saúde, Cleomar Vilela.